Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 5 de agosto de 2008

ANIMA INFO 540

Especial sobre HQ na televisão

Veja teaser do programa


O Canal Brasil exibe a partir do 26 de agosto, às 21h, uma série chamada Quadrinhos.São cinco episódios que serão exibidos semanalmente. Haverá repreises nas quartas, às 15h30 e também aos sábados, ao meio-dia.
A série mostra a história da arte seqüencial no Brasil, iniciada em meados do século XIX pelo ilustrador Ângelo Agostini e que hoje possui diversos desenhistas brasileiros assinando as publicações mais vendidas do mundo nos EUA.
Do Tico-Tico ao Pasquim, do Calafrio ao Menino Maluquinho, do Suplemento Juvenil à Ebal, diversos momentos da história da nona arte brasileira são contados por desenhistas, jornalistas, roteiristas, editores, pesquisadores e críticos de HQs.

Quadrinhos - “A Nona Arte” – Dia 26/08 – 21hs
A série “Quadrinhos” começa contando a história do precursor das histórias em quadrinhos no Brasil e da consolidação desta forma de arte com a revista “O Tico-Tico” criada em 1905, que lançou personagens como “Chiquinho”, “Reco-Reco, Bolão e Azeitona” e “Lamparina” de J.Carlos.

Quadrinhos - “Os Mestres do Terror” – Dia 02/09 – 21hs
O “boom” das histórias em quadrinhos de terror que ocorreu nas décadas de 50 a 70, onde surgiram diversos desenhistas e ilustradores famosos como Nico Rosso, Rodolfo Zalla, Júlio Shimamoto. O programa mostra a ligação ente o terror e o erotismo, na figura das vampiras e feiticeiras e também conta sobre a figura mítica de “Carlos Zéfiro”, que produziu quadrinhos eróticos durante décadas sobre este pseudônimo, mas que teve sua identidade revelada apenas na década de 90.

Quadrinhos - “A Turma do Infantil” – Dia 09/09 – 21hs
O universo infantil, que se consolidou como a verdadeira indústria dos quadrinhos brasileiros. Historicamente o quadrinho infantil sempre teve destaque desde o surgimento do “Tico-Tico” e fez com que desenhistas como Guttemberg Monteiro sejam convidados para desenhar “Tom e Jerry” nos EUA. Outros desenhistas como Ziraldo e Maurício de Sousa decidem criar seus próprios personagens e desenvolvem um quadrinho 100% nacional de altíssima qualidade.

Quadrinhos - “Gibis, Drogas e Rock´n Roll” – Dia 16/09 – 21hs
A influência da tradição cartunista na época da ditadura militar e seus reflexos nas gerações posteriores. Artistas como Henfil, Ziraldo e os irmãos Caruso desenvolveram um estilo de crítica política muito contundente durante os anos da ditadura. Com a abertura política, o humor se desvia para a observação social e surge a geração do Chiclete com Banana com Angeli, Glauco e Laerte, que criam personagens icônicos que transgridem as barreiras sociais. Neste meio “underground” surge o trabalho autoral de Mutarelli que servirá de alicerce para diversas produções alternativas que sucedem.

Quadrinhos - “Capitão Brasil e sua Gangue” – Dia 23/09 – 21hs
O último programa da série, fala sobre os heróis brasileiros como “O Anjo”, “Capitão Sete”, “Judoka”, “Jerônimo, o Herói do Sertão” e outros que povoaram o imaginário dos leitores de quadrinhos durante as décadas de 40, 50 e 60. Alguns destes personagens tiveram tanto sucesso nas bancas que ganharam as telas do Cinema ou da TV e incentivaram uma geração a começar a desenhar quadrinhos. Décadas mais tarde, estes desenhistas voaram mais alto e estão desenhando os super-heróis mais vendidos no mundo como Homem-Aranha, Super-Homem e X-men nos EUA.
←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Ismael de Tierra X. disse...

Muito bom. Oxalá se veja por aqui algum dia.
(Roubo o teaser.)