Desejo: Boas Festas...

quinta-feira, 19 de junho de 2008

ANIMA INFO 500 - especial

O Adeus de InuYasha


Após longos 11 anos de publicação na Shonen Sunday, o mangá InuYasha chegou ao seu final no Japão. Foram 56 volumes daquele que se tornou o maior quadrinho da autora Rumiko Takahashi. A obra chegará ao Brasil no volume 112 e se não houver atrasos por parte da editora JBC, o último mangá sairá em fevereiro de 2009. InuYasha já havia alcançado uma marca história no Brasil, ao chegar no volume 100.
O quadrinho deu origem a um bem sucedido anime. InuYasha estava em franca ascensão nos Estados Unidos, lugar onde o título conseguiu suas melhores marcas fora do Japão. Naquela ocasião, o anime estrearia no Cartoon Network, o que acreditava-se, contribuiria nas vendas do título.
A grande expectativa em meados de 2002 era a estréia da animação na rede Globo, o que certamente contribuiria muito para a força do meio-youkai. O canal exibiu InuYasha somente em janeiro de 2005 e não conseguiu segurar o desenho nas manhãs por causa da classificação etária. Foram somente 26 episódios exibidos. Os problemas que Inu-Yasha sofreu chegaram à dublagem. Além dos cortes das cenas, a emissora teria que editar as falas, consideradas violentas. Foi o suficiente para que o canal desistisse de exibir o anime.
Mesmo sem a televisão aberta, e posteriormente sem a televisão fechada, o mangá de InuYasha continuou firme quinzenalmente até o início de 2006. Contudo, a HQ passou por uma mudança na periodicidade: de quinzenal tornou-se mensal. Isso porque a edição brasileira praticamente alcançou a edição japonesa original.

Muitos leitores de mangás criticaram e ainda criticam a história e a postura de Rumiko Takahashi, pois InuYasha teria estendido além do necessário. Inclusive os leitores compartilham desta opinião. Mas, mesmo com arcos desnecessários, Takahashi consegue fazer algo que poucos autores têm domínio: dar vida, personalidade e emoção aos seus personagens. O que levou InuYasha tão longe não foi a busca por Narak e a Jóia de Quatro Almas. Mas sim as emoções, dramas e mudanças dos personagens.
O último capítulo - com 39 páginas - tem o sugestivo título de "Tomorrow" (Amanhã) e traz o desfecho dos principais personagens da história. Os leitores que tiverem curiosidade em ler o último capítulo em inglês, podem acessar pelo site Adinuyasha Scanlation Archives. Agora, é esperar pelo final no Brasil em 2009.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Fãn do Kouga disse...

uma coisa que a rumiko deixou a desejar foi o kouga, fiquei decepcionado, ela esqueceu ele! da raiva >.< nem na imagem final la que aparece os personagens como kagura, hakudoushi, kanna e etc ele é o unico que num apareçe!

o myouga e o tottousai aparecem -_-

esse é o 1 trabalho da rumiko que eu acompanho e sinceramente não gostei dessa parte =(

espero que tenha um anime ou algo especial e que ele apareça...

sandra monte disse...

O problema é que o a maioria dos fãs não gostam do Kouga.

Ele sempre foi um personagem meio sem graça, nunca acrescentou muito a história.

Acho que na hora de fazer o poster, ela levou isso em conta...

Fãn do Kouga disse...

mesmo assim, poxa eu que fico triste, não acho ele sem graça ;_;

por falar nisso ja rolam boatos sobre a sunrise estar disposta a voltar com a animação, num sei se seram ovas ou volta do anime...