Desejo: Boas Festas...

segunda-feira, 14 de abril de 2008

ANIMA INFO 462

Folha divulga vencedores do concurso de mangá


Joel Silva/Folha Imagem


O jornal Folha de São Paulo divulgou hoje no caderno Folhateen os vencedores do concurso de mangás promovido pelo jornal e pela Conrad Editora. Foram 299 mangás enviados para o Concurso Ninja de Mangás da Folha. Segundo a matéria, "o nível dos trabalhos foi alto e não foi fácil para as equipes do caderno Folhateen e da editoria de Arte da Folha escolherem os vencedores".
O material realmente é bom para o nível de amadores, contudo, quem conhece os mangás produzidos no Japão, percebe a grande diferença de qualidade. Infelizmente, não há perspectivas de que algum mangá nacional seja comercializado em escala nacional. Seja por falta de qualidade, seja pelo desinteresse das editoras.
Um ponto interessante na matéria foi a própria capa do caderno (veja imagem acima). Apesar da promoção ter sido feita em parceria com a Conrad Editora, vemos praticamente apenas mangás da editora JBC, com exceção de "O Namorado Perfeito". Abaixo, imagens dos títulos vencedores. Elas foram retiradas do site para assinantes da Folha de São Paulo.

Carlos Roberto Santos



Fernanda de Nobrega Gonçalves


←  Anterior Proxima  → Inicio

2 comentários:

Renato R... disse...

...haviam muitos trabalhos de qualidade bem superior aos que ganharam... esse concurso soh prejudicou a imagem dos desenhistas brasileiros, fzdo com que pareça que o nível seja esse... em relação ao estilo mangá... lastimavel

Gabriela Iscariotes disse...

Os trabalhos concorrentes estavam disponíveis em algum lugar? Porque pra dizer que "haviam trabalhos melhores que não ganharam", alguma coisa vc deve ter visto, né?!

Achei os dois trabalhos bem fraquinhos. Nem falo de traço, e o da menina eu até engulo que seja um clichezao (ela tem menos de 15 anos), mas de narrativa, de conseguir passar a história de uma forma legal, etc.