Desejo: Boas Festas...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Conscientização das editoras e dos leitores - parte 2

Olá caros amigos do Papo de Budega,
Muitos leitores de Peach Girl foram ao Procon para entrar com ações contra a editora Panini. Fiquei muito feliz ao ver que muitos leitores de outros quadrinhos deram atenção ao fato. A seriedade dos leitores/consumidores mostra um amadurecimento, espero que seja contínuo.

Tenho visto muitas pessoas (quiçá “fakes”) depreciarem a atitude dos leitores de Peach Girl. Seja dizendo que é inútil, seja dizendo que são tolos. Amigos: não é uma tolice. Não é uma atitude errada. Temos visto ao longo destes últimos meses, uma série de desmandos na área de quadrinhos. O ocorrido com Éden e Peach Girl foi a gota d´água.
Todos os leitores devem ter consciência que há problemas e que só com movimentos como este é possível a melhoria nas publicações. E quem sabe, evitar que outros títulos sejam cancelados.

No Brasil, parece que tudo e todos só sentem o peso da lei quando a mesma bate no bolso. Que assim seja, se for o caso. Outra coisa: a Panini não vai falir. Não confunda e nem deixem que criem medos ou confusões. É um direito. Direito do leitor, que como já disse antes, antes de ser fã, de ser leitor, é consumidor.

Outro ponto importante diz respeito aos colegas jornalistas. Fico feliz que muitos sites tenham dado a devida atenção ao fato. O papel dos jornalistas é extremamente importante. Não é possível pedir que aqueles que têm ligação direta com as editoras apareçam em público.
Em certas ocasiões, devemos nos lembrar que uma das funções do jornalista é atuar em prol do bem comum: no nosso caso, o bem dos leitores. Sabemos das dificuldades, dos problemas que existem no mercado de histórias em quadrinhos. Mas jogar – de forma direta ou indireta – a culpa nos leitores não é uma atitude razoável. Lembremos sempre que são eles (os leitores) e nós (que também somos leitores) que movimentamos o mercado.
Que daqui para frente seja pensado formas de distribuição razoáveis: a internet está aí para isso. Eventos de quadrinhos, de animes também. Até mesmo eventos próprios, porque não? Que haja planejamentos razoáveis para atender ao maior número possível de leitores. Será o fim dos tempos, se de repente, os leitores começarem a ler seus quadrinhos apenas por meio de scans...

Outro ponto: sei que muitas pessoas hão de criticar este post, que Sandra Monte é isso e aquilo. Que falem... Um dos compromissos deste site é sim divulgar informações que sejam interessantes e relevantes ao universo dos seriados, quadrinhos, animação, com especial atenção aos mangás e animes. Por isso, o Papo de Budega continuará sim a colocar tudo aquilo que interessa aos leitores.
Que falem mal... Mas que falem também dos problemas que existem em nosso mercado. De forma clara e serena. Sem xingamentos, devaneios, “puxa-saquismos” e coisas afins.

←  Anterior Proxima  → Inicio

1 comentários:

Kasuga Kiyosuke disse...

Está de parabéns por adotar uma postura crítica, prestando um serviço aos seus leitores.