Desejo: Boas Festas...

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Manifesto do Quarto Mundo e Tiragem no Brasil...


Alexandre Nagado postou um comentário acerca de um texto do Quarto Mundo. Interessante o ponto de vista apresentado no comentário.
Nestas horas eu me pergunto como um país tão grande, com uma economia que está conseguindo se recuperar, tem tão poucos artistas e quadrinhos nacionais no mercado...
Também postei no grupo do Universo HQ no Orkut, uma dúvida e curiosidade: a tiragem dos quadrinhos no Brasil. Vou escrever o que coloquei lá... Mas o texto completo pode ser visto no post!
Eu gostaria de saber se mais alguém além de mim, gostaria de saber qual a tiragem e vendas dos seus quadrinhos preferidos. Tipo, sempre saem vendas do Japão e EUA, mas aqui nunca. A coisa fica no diz-que-me-diz: Ah, Naruto está vendendo bem! Turma da Mõnica idem.
Certo, bem.. mas quanto? Nós não temos a oportunidade nem de saber a tiragem, quanto mais das vendas. São as editoras que não querem revelar ou as distribuidoras?
Eu me pergunto pq tanta gente gosta de prestar atenção nas vendas lá de fora, mas não tem vontade de saber das daqui.
Dêem suas opiniões.
←  Anterior Proxima  → Inicio

3 comentários:

Alexandre Nagado disse...

Fala, Sandra. Hoje em dia, tiragens e vendas são "segredo de estado". Já vi editores dizendo que não têm acesso a números, somente os proprietários das editoras saberiam. Mentira, óbvio.

Por fontes extra-oficiais, sei que muitas revistas de editoras variadas circulam com 30 mil exemplares de tiragem, em distribuição setorizada. Álbuns nacionais ficam entre 1.000 e 2.000 exemplares, raramente passando disso. E autores de álbum ganham por volta de 7% sobre o valor de capa.

Mas vendas exatas de títulos, isso só se alguém conseguir acesso a relatórios oficiais de vendas.

sandra monte disse...

Nem seria necessárias as vendas.
Nem as tiragens sabemos em quanto estão, Nagado.

Os caras precisam de nós, leitores, mas não têm respeito algum pela gente.

Daí vemos: título tal é um sucesso!, Vende horrores, ou não vende nada...

Nem parâmetros temos.

Pablo Ramos disse...

Incrivel !

Estou ha algumas semanas pesquisando o mercado nacional de quadrinhos e esta e realmente a poergunta que nao quer calar... QUAIS AS TIRAGENS? Ninguem sabe.

Em minha pesquisa Varias fontes afirmam ser entre 20 mil e 30 mil exemplares mensais as tiragens de herois Marvel/DC, contra uma unica fonte que disse serem entre 12 mil e 15 mil.

De fonte segura soube que a resvista mensal X-Men chegou a 150 mil exemplares mensais quenddo do lancamento do primeiro longa no Brasil, em 2001.

Nenhum dado oficial ainda, mas dadas as coerencias no cruzamento de dados (falei bonito?) acredito no numero de 20 a 30 mil atualmente.